Visualizações de página do mês passado

Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ministério da saúde confirma 36 mortes de gripe suína em 2010.




O Ministério da Saúde informou que só neste ano foram confirmadas 36 mortes por gripe suína (Influenza A – H1N1) no Brasil. Os dados, apresentados nesta quinta-feira (25), correspondem ao período de 1º de janeiro até 20 de março. O órgão não informou os dados por Estado, mas o maior número de mortes ocorreu na região Norte.
Cerca de 90 milhões de brasileiros devem ser imunizados contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1), em um intervalo de dois meses. Por se tratar de uma vacina e uma doença relativamente novas, são muitas as dúvidas sobre quem deve ser imunizado e quais os possíveis efeitos adversos. Veja o questionário divulgado pelo Ministério da Saúde e tire suas dúvidas:
Só o Estado do Pará registrou 22 mortes, entre elas de sete gestantes. Os casos de óbitos aconteceram nos municípios de Parauapebas (3), Belém (3), Cametá (3), Ananindeua (2), Santarém (2), Barcarena (1), Benevides (1), Bragança (1), Castanhal 
(1), Capanema (1), Jacundá (1), Moju (1), Paragominas (1), e Tailândia (1).

De acordo com o ministério, pelo menos 3,6 milhões de pessoas foram vacinadas contra a doença. Na primeira etapa da campanha, que vacinou povos indígenas e profissionais da área de saúde, foram 1,5 milhões de vacinas. Na segunda etapa, que está em andamento, foram vacinados ao menos 2,1 milhões de brasileiros pertencentes aos grupos gestantes, menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas. O ministério pretende vacinar cerca de 90 milhões de brasileiros em toda a campanha.

A assessoria de imprensa do ministério confirmou que as vacinas não chegaram a algumas cidades do Rio de Janeiro, mas responsabilizou as secretarias municipais de Saúde, que, segundo o órgão, não teriam retirado as doses na Secretaria de Saúde do Estado. Além do Rio de Janeiro, há registros pontuais de postos de saúde que não receberam a vacina, segundo o ministério.
O diretor da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, também classificou como pontuais as falhas na entrega de vacina contra a gripe suína em algumas cidades do país. De acordo com ele, a distribuição do imunizante está regularizada e não há perspectivas de que problemas possam ocorrer. Ele informou que vacinas serão entregues em seis parcelas. "Isso traz um pouco mais de dificuldade."
Hage, no entanto, disse que o Ministério da Saúde está cumprindo o cronograma e que nenhum Estado relatou até agora falta de vacina. O diretor confirmou que em algumas cidades há registros de que a vacinação está sendo feita em pessoas que não estão no perfil definido pelo Ministério da Saúde. Ele também afirmou que estas falhas são pontuais e que isso não traz risco para atendimento à população considerada de maior risco.
De acordo com ele, as pessoas que não conseguirem se vacinar na etapa prevista para seu grupo poderão procurar postos de vacinação em outro momento. "A recomendação é de que haja flexibilidade. Se a pessoa estava viajando, com problemas de saúde, ela pode procurar, mesmo terminado o período para seu grupo, os postos de vacinação."
Fonte: UOL {#google}

Nenhum comentário:

Postar um comentário